sábado, 20 de fevereiro de 2016

Protetor Labial


Esta semana resolvi experimentar algumas receitas de protetor labial que encontrei na internet - sem produtos nocivos à saúde, e encontrei algumas opções bem legais. Fiz duas receitas diferentes:  a da esquerda leva pó de beterraba para um tom mais vermelho e a da direita, cacau em pó. Isso é para dar uma corzinha no protetor. Se não quiser, não precisa, mas aí vai ficar com cor de manteiga de cacau, que é a base das duas receitas. Eu coloquei menos óleo de semente de uva do que o necessário - 10 ml, na receita da direita e a consequência foi uma textura mais pastosa, mas para mim parece que ficou mais fácil colorir os lábios do que o da esquerda, que ficou com uma textura mais próxima aos protetores labiais que a gente compra pronto. Para as diferentes cores, além do pó de beterraba, que você pode usar também na alimentação!, e do cacau em pó, é possível usar também açafrão (misturado ao cacau em pó resultado em um marrom acobreado) ou canela. 
Sei que existe um pigmento da Alva que pode ser utilizado de 7 formas diferentes (sombra, batom, etc) e que posteriormente vou tentar misturar ao meu protetor labial para novas e diferentes cores, mas como o preço é bem mais elevado, vai encarecer bastante o produto final - protetor labial natural e de baixo custo.  
Para fazer seu próprio protetor labial você vai precisar de cacau em pó (ou qualquer um dos ingredientes que escrevi acima, para dar uma cor diferente), manteiga de cacau, vitamina E, cera de abelha, mel e óleo de semente de uva (preferencialmente 100% puro, melhor do que os que a gente compra na farmácia - a consistência e o cheiro são muito melhores, além das propriedades do óleo, que são mantidas). Eu comprei o meu na Destilaria Bauru. O cacau tem efeito antioxidante e fotoprotetor (proteção contra o efeito dos raios solares); o mel, além de conter aminoácidos, vitaminas e mineiras, possui ação antibacteriana; o óleo de semente de uva é antioxidante, hipoarlegênico e rico em vitamina E; a cera de abelha possui propriedades impermeabilizantes, emolientes, amaciantes, cicatrizantes, purificantes, anti-inflamatórias. Derreta a cera e a manteiga de cacau em banho-maria (preferência panela esmaltada ou de vidro). Adicione o cacau. Mexa até dissolver por completo e desligue o fogo. Espere esfriar um pouco e, quando morno, misture o mel, o óleo e a vitamina E. Se quiser comprar estas latinhas, a melhor opção é o Saara, pois o preço é mais em conta.