domingo, 27 de dezembro de 2015

Coleta Seletiva de Lixo.

Você separa o lixo reciclável do lixo comum? Sabia que existe coleta seletiva de lixo no Rio de Janeiro, em vários bairros das Zonas Norte, Sul, Oeste e no Centro?

O porteiro aqui do prédio me informou que, apesar de termos latas de lixo para descarte do lixo reciclável e o caminhão passar aqui toda quinta-feira, nosso lixo não está sendo recolhido porque precisávamos cadastrar o prédio na coleta seletiva. Achei muito estranho e fui consultar o site da Comlurb. Errado! Não é necessário fazer nenhum cadastro. Basta deixar seu lixo no lugar para o caminhão fazer a coleta, no dia correto. Mas acho que descobri o motivo:  o nosso lixo reciclável está sendo colocado em sacos pretos, como o lixo comum e o lixo reciclável deve ser colocado em sacos transparentes para que seja de fácil identificação pelo gari se há algum lixo orgânico, cortante ou perfurante. 


Resíduos Coletados

Jornais, revistas, folhas de caderno, formulários de computador, caixas, envelopes e aparas de papel. Alumínio, ferro, cabos, fios, latas de bebida (refrigerante, cerveja e suco), latas de óleo, de leite em pó e de conservas. Embalagens PET (refrigerante, suco e óleo de cozinha), embalagens de produtos de limpeza e higiene, potes de margarina, copos de guaraná natural e de mate. Garrafas, copos e recipientes em geral.


Resíduos não Coletados 

Papel carbono, celofane e de fax, etiquetas adesivas, fita crepe, guardanapos, bitucas de cigarros, fotografias, papéis sanitários, metalizados, parafinados ou plastificados. Copos e fraldas descartáveis, adesivos, isopores, espumas, embalagens metalizadas, PVC, cabos de panela e carcaça de televisão. Pilhas e baterias, clips, grampos, pregos, esponjas de aço, tachinhas, latas de tinta e frascos de aerossol. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelanas e tubos de TV. Entulho, restos de alimento, madeira, couro, pneu, fitas cassete e VHS, CD, DVD, lixo industrial, Latas contaminadas com resíduos químicos (tinta, verniz, inseticida), objetos perfurocortantes, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, restos de remédios e hospitalar.

É fácil consultar se a sua rua é atendida, qual o dia e horário de coleta. Mais fácil ainda é disponibilizar o lixo para ser reaproveitado, ao invés de ser enviado a algum aterro e inutilizado..  Se quiser saber se a sua rua é atendida pela coleta seletiva, é só consultar aqui. Menos lixo nas ruas é bom para todos:  para o planeta, para nossa cidade e certamente é bom para nós. Vamos ajudar, fazendo nossa parte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário