Há duas semanas atrás fiz uma mousse de limão siciliano e resolvi experimentar uma das receitas - facílima!, para fazer desinfetante natural. São só dois ingredientes: vinagre de álcool branco e casca de limão. Deixa-se em um vidro fechado durante duas semanas para macerar, ou seja, para o óleo que tem na casca do limão poder sair. Depois disso, é só coar e colocar em um outro recipiente para ir usando conforme a necessidade. Ah, é mais barato do que os desinfetantes que costumamos comprar, já que o gasto com o vinagre de álcool é baixo - eu comprei uma garrafa de 750ml por R$0,99 e o limão siciliano (pode ser o tahiti ou até laranja) que eu já ia usar mesmo para fazer a mousse, também não foi caro: 5 limões por R$3,00. O melhor de tudo é que desinfeta sem agredir a natureza, ou seja, ecologicamente correto.
Abaixo a foto do resultado final: meu desinfetante natural e caseiro. Você também pode trocar as cascas de limão (ou outra fruta) por óleo essencial de sua preferência: lavanda, limão, melaleuca ou outro. Neste caso é só preparar na hora de usar, colocando o vinagre de álcool branco e pingando algumas gotas de óleo essencial. Posso te garantir que limpa bem o chão. Aqui você pode encontrar várias utilidades para o uso do vinagre na limpeza da casa.
Você sabia que a casca de limão é benéfica na prevenção do desenvolvimento de células cancerígenas? Ela também ajuda a prevenir a osteoporose, artrite inflamatória e artrite reumatoide. O limão também é ótima fonte de fibras, vitaminas e contém potássio, magnésio e ácido fólico. Saiba mais em Dicas Sobre Saúde.
A maneira mais fácil de usar a casca é ralando, mas é melhor deixar de lado aquela parte branca para que não fique um gosto amargo. Se fizer uma mousse, rale a casca por cima: fica ótimo e acentua ainda mais o gosto.
Para conservar o limão depois de cortado é só colocá-lo em um pires com vinagre e a parte cortada virada para baixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário